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Criando sistema de login
:: Programas de edição :: Flash
Página 1 de 1
Criando sistema de login
Vamos aprender como criarmos um sistema de login e senha utilizando o
Flash e um arquivo XML com segurança, através de dados que serão
ocultados por classes que ficam ocultas em nossa programação,
impossibilitando a visualização por pessoas mau intensionadas.
Vamos começar !
1) Primeiro Passo:
Antes de tudo vamos construir em um arquivo .as a classe que será importada e ocultada dentro de nosso arquivo swf.
Abra o Flash e selecione File -> New -> Actionscript File.
Vocês vão notar que não existe interface, é apenas um campo para a inserção de um código em Actionscript.
Pois bem, nele coloquem o código abaixo:
//_______________________________________________________________________________//
Criamos a classe e extendemos ela para a utilização em MovieClipsclass
classeLogin extends MovieClip {// Criamos a função base que será
chamada em nossos MovieClipsprivate function classeLogin () {//
Condicionamos o evento "onRelease" do MovieClip para a função "Release"
criada logo abaixo.this.onRelease = this.Release;} // Criamos uma
função privada chamada "Release ()"private function Release () {//
Criamos uma variável chamada arquivo que vai armazenar o nome do nosso
arquivo XMLvar arquivo:String = new String ();// Estabelecemos o valor
da variável "arquivo" com o nome de "log.xml" que será o nome do meu
XML_root.arquivo = "log.xml"// Executamos a função "busca ()" que
progamaremos em nosso arquivo principal_root.busca ();}} /*PORQUE CRIAR
A CLASSE:O propósito da criação desta classe é apenas de esconder o
nome do nosso arquivo XML quecontém o login e a senha de cada usuário,
assim como a página que será exibida para cada usuário no momento em
que ele for logado corretamente. COMO FUNCIONA:No momento em que
clicarmos no botão será gerada uma variavel no palco com o nome de
"log.xml", e essavariável vai ser recuperada pelo flash e utilizada
para abrir o XML
secreto.*///_______________________________________________________________________________A
ora salve este arquivo como "classeLogin.as".
2) Segundo Passo
Vamos agora para a construção de nosso arquivo XML.
Abra o Flash e selecione File -> New -> Actionscript File.
Vocês vão notar que não existe interface, é apenas um campo para a inserção de um código em Actionscript.
Pois bem, nele coloquem o código abaixo:
//_______________________________________________________________________________version="1.0″ encoding="utf-8″?>www.rafael.com.br" /> //_______________________________________________________________________________A" target="_blank" rel="nofollow">www.pedro.com.br"/>//_______________________________________________________________________________A
ora, salve este arquivo como "log.xml" que automaticamente o Flash salvará ele como um arquivo .xml e não .as
Para adicionar mais usuários basta repetir uma das linhas de exemplo com o nome, senha e link.
3) Terceiro Passo:
Vamos agora para a construção de nosso arquivo FLA.
Abra o Flash e selecione File -> New -> Flash File (Action script 2.0).
Crie 2 camadas: Actions e Elementos.
Na camada Elementos:
Montem um layout como o que está abaixo, e instanciem os campos da maneira descrita na imagem.
Imagem diminuida para ve - la do tamanho original clique aqui
Na camada Actions:
Coloque o código abaixo:
//_______________________________________________________________________________//
Criamos a função "busca ()" que será chamada ao clicarmos no
botãofunction busca () {/*Criamos uma variável que vai comparar e um
por um os nomesdos nós de nosso XML com o valor colocado no
inputText*/var erro:Number = 0;// Ativamos a correção de acentos no
nosso arquivoSystem.useCodepage = true;// Criamos uma variavel XMLvar
meuXML:XML = new XML();// Carregamos o arquivo oculto vindo da nossa
classemeuXML.load(_root.arquivo);// Ignoramos o espaçamento em branco
do XMLmeuXML.ignoreWhite = true;// Estabelecemos o que acontecerá
quando o XML for carregadomeuXML.onLoad = function(){// Criamos uma
variavel para recolher a quantidade de nos do nosso XMLqnt =
this.childNodes.length// Criamos uma função que vai se repetir ate não
existirem mais nós no XML// Ou seja, até que não existam mais nomes a
serem comparados.for (i=0; i e link de cada usuário de nosso XMLusuario =
this.childNodes.nodeName;senha =
this.childNodes[i].attributes.senha;link =
this.childNodes[i].attributes.link;// Verifica se o nome digitado é de
algum usuário cadastradoif (usuario != user.text) {erro ++/*Se a
quantidade de erros atingir a quantidade de usuários do XML significa
que não existe aquele usuário digitado*/if (erro == qnt) {// Exibimos a
informação de "Dados Inválidos"aviso.text = "Dados Inválidos";}}// Caso
o usuário digitado bata com o usuário registrado…if (usuario ==
user.text) {// Testamos para ver se o pass digitado bate com aquele
usuário.if (senha == pass.text) {// Caso sim, exibimos a URL do usuário
cadastrado:// Aqui você edita para a ação que desejar, como por exemplo
um getURL.aviso.text = "Usuário Logado: ("+link+")";// Caso esteja
errada….} else if (senha != pass.text) {// Exibimos a informação de
"Dados Inválidos"aviso.text = "Dados
Inválidos";}}}}}//_______________________________________________________________________________
4) Quarto passo:
Agora, nesse quarto e último passo vamos linkar nosso botão com a nossa classe criada separadamente.
Agora, nesse quarto e último passo vamos linkar nosso botão com a nossa classe criada separadamente.
1° Certifique-se de que a Classe e o arquivo FLA estejam salvos no mesmo diretório.
2º Com
o botão direito do mouse, clique no simbolo de seu botão na library e
selecione a opção "Linkage" como mostra a figura abaixo:
[i]Imagem diminuida para ve-la do tamanho original clique aqui
3º No campo de texto "Class" coloque o nome de nossa classe conforme criamos anteriormente, como mostra a figura abaixo:
Imagem diminuida para ve - la do tamanho original clique aqui
Considerações finais:
Ao "linkar" a classe com o nosso botão ela ja fica inserida em nosso arquivo FLA de maneira oculta.
Sendo assim, não precisa e nem deve fazer o upload do arquivo "classeLogin.as" para o servidor.
Os únicos que devem ser enviados são o swf e o XML.
Uma dica importante
é a de colocar um nome complicado em seu arquivo XML que contenha os
dados dos usuários cadastrados, pois dessa maneira você dificulta ainda
mais com que pessoas encontrem seu arquivo no servidor.
Opte por nomes como "as77ASs8s.xml"
Sim, pois desta maneira, com nomes malucos, a probabilidade de seu XML ser encontrado é praticamente nula.
Autor: Rafael Petribu
Flash e um arquivo XML com segurança, através de dados que serão
ocultados por classes que ficam ocultas em nossa programação,
impossibilitando a visualização por pessoas mau intensionadas.
Vamos começar !
1) Primeiro Passo:
Antes de tudo vamos construir em um arquivo .as a classe que será importada e ocultada dentro de nosso arquivo swf.
Abra o Flash e selecione File -> New -> Actionscript File.
Vocês vão notar que não existe interface, é apenas um campo para a inserção de um código em Actionscript.
Pois bem, nele coloquem o código abaixo:
//_______________________________________________________________________________//
Criamos a classe e extendemos ela para a utilização em MovieClipsclass
classeLogin extends MovieClip {// Criamos a função base que será
chamada em nossos MovieClipsprivate function classeLogin () {//
Condicionamos o evento "onRelease" do MovieClip para a função "Release"
criada logo abaixo.this.onRelease = this.Release;} // Criamos uma
função privada chamada "Release ()"private function Release () {//
Criamos uma variável chamada arquivo que vai armazenar o nome do nosso
arquivo XMLvar arquivo:String = new String ();// Estabelecemos o valor
da variável "arquivo" com o nome de "log.xml" que será o nome do meu
XML_root.arquivo = "log.xml"// Executamos a função "busca ()" que
progamaremos em nosso arquivo principal_root.busca ();}} /*PORQUE CRIAR
A CLASSE:O propósito da criação desta classe é apenas de esconder o
nome do nosso arquivo XML quecontém o login e a senha de cada usuário,
assim como a página que será exibida para cada usuário no momento em
que ele for logado corretamente. COMO FUNCIONA:No momento em que
clicarmos no botão será gerada uma variavel no palco com o nome de
"log.xml", e essavariável vai ser recuperada pelo flash e utilizada
para abrir o XML
secreto.*///_______________________________________________________________________________A
ora salve este arquivo como "classeLogin.as".
2) Segundo Passo
Vamos agora para a construção de nosso arquivo XML.
Abra o Flash e selecione File -> New -> Actionscript File.
Vocês vão notar que não existe interface, é apenas um campo para a inserção de um código em Actionscript.
Pois bem, nele coloquem o código abaixo:
//_______________________________________________________________________________version="1.0″ encoding="utf-8″?>
ora, salve este arquivo como "log.xml" que automaticamente o Flash salvará ele como um arquivo .xml e não .as
Para adicionar mais usuários basta repetir uma das linhas de exemplo com o nome, senha e link.
3) Terceiro Passo:
Vamos agora para a construção de nosso arquivo FLA.
Abra o Flash e selecione File -> New -> Flash File (Action script 2.0).
Crie 2 camadas: Actions e Elementos.
Na camada Elementos:
Montem um layout como o que está abaixo, e instanciem os campos da maneira descrita na imagem.
Imagem diminuida para ve - la do tamanho original clique aqui
Na camada Actions:
Coloque o código abaixo:
//_______________________________________________________________________________//
Criamos a função "busca ()" que será chamada ao clicarmos no
botãofunction busca () {/*Criamos uma variável que vai comparar e um
por um os nomesdos nós de nosso XML com o valor colocado no
inputText*/var erro:Number = 0;// Ativamos a correção de acentos no
nosso arquivoSystem.useCodepage = true;// Criamos uma variavel XMLvar
meuXML:XML = new XML();// Carregamos o arquivo oculto vindo da nossa
classemeuXML.load(_root.arquivo);// Ignoramos o espaçamento em branco
do XMLmeuXML.ignoreWhite = true;// Estabelecemos o que acontecerá
quando o XML for carregadomeuXML.onLoad = function(){// Criamos uma
variavel para recolher a quantidade de nos do nosso XMLqnt =
this.childNodes.length// Criamos uma função que vai se repetir ate não
existirem mais nós no XML// Ou seja, até que não existam mais nomes a
serem comparados.for (i=0; i
this.childNodes.nodeName;senha =
this.childNodes[i].attributes.senha;link =
this.childNodes[i].attributes.link;// Verifica se o nome digitado é de
algum usuário cadastradoif (usuario != user.text) {erro ++/*Se a
quantidade de erros atingir a quantidade de usuários do XML significa
que não existe aquele usuário digitado*/if (erro == qnt) {// Exibimos a
informação de "Dados Inválidos"aviso.text = "Dados Inválidos";}}// Caso
o usuário digitado bata com o usuário registrado…if (usuario ==
user.text) {// Testamos para ver se o pass digitado bate com aquele
usuário.if (senha == pass.text) {// Caso sim, exibimos a URL do usuário
cadastrado:// Aqui você edita para a ação que desejar, como por exemplo
um getURL.aviso.text = "Usuário Logado: ("+link+")";// Caso esteja
errada….} else if (senha != pass.text) {// Exibimos a informação de
"Dados Inválidos"aviso.text = "Dados
Inválidos";}}}}}//_______________________________________________________________________________
4) Quarto passo:
Agora, nesse quarto e último passo vamos linkar nosso botão com a nossa classe criada separadamente.
Agora, nesse quarto e último passo vamos linkar nosso botão com a nossa classe criada separadamente.
1° Certifique-se de que a Classe e o arquivo FLA estejam salvos no mesmo diretório.
2º Com
o botão direito do mouse, clique no simbolo de seu botão na library e
selecione a opção "Linkage" como mostra a figura abaixo:
[i]Imagem diminuida para ve-la do tamanho original clique aqui
3º No campo de texto "Class" coloque o nome de nossa classe conforme criamos anteriormente, como mostra a figura abaixo:
Imagem diminuida para ve - la do tamanho original clique aqui
Considerações finais:
Ao "linkar" a classe com o nosso botão ela ja fica inserida em nosso arquivo FLA de maneira oculta.
Sendo assim, não precisa e nem deve fazer o upload do arquivo "classeLogin.as" para o servidor.
Os únicos que devem ser enviados são o swf e o XML.
Uma dica importante
é a de colocar um nome complicado em seu arquivo XML que contenha os
dados dos usuários cadastrados, pois dessa maneira você dificulta ainda
mais com que pessoas encontrem seu arquivo no servidor.
Opte por nomes como "as77ASs8s.xml"
Sim, pois desta maneira, com nomes malucos, a probabilidade de seu XML ser encontrado é praticamente nula.
Autor: Rafael Petribu
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